http://artefuxico.blogspot.com/2009/02/meio-ambiente.html


"O artesanato tem em si a gênese dos sistemas produtivos atuais, possuindo os requisitos básicos para a promoção do desenvolvimento sustentável, de forma a garantir condições dignas de vida em qualquer ponto do território brasileiro, tendo o artesão como principal agente.
Neste dia, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, através do Programa do Artesanato Brasileiro, presta sua homenagem ao ARTESÃO, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento de políticas públicas de fomento do setor artesanal." (http://www.mdic.gov.br)
"Como nas tramas e tranças, unidos nós temos mais força e criamos o mais belo!"T R A B A L H A R C O M A R T E 19 de março, Dia de São José, é a data em que se comemora o Dia do Artesão, e essa associação do ofício com a religião tem suas raízes na Bíblia: "Pois da terra e da água se terá moldado o homem, o ser bíblico à imagem de Deus. E essa presença tão próxima do elemento natural, tão dominante, nos faz lembrar que as mãos humanas ao trabalhá-lo, imitam o ato divino de criar o homem, de criar o mundo". Em Taubaté, como diz Cibele Rocha: “Os moradores da Rua Imaculada já levavam na alma o gosto do barro, outros aprenderam a descobri-lo nas formas suaves ou tiveram a humildade de querer aprender e, nesse aprendizado, nessa confraternização, as mãos cheias de barro aderiram mais facilmente umas às outras, formando um grupo grande, uma roda majestosa e assim a rua ficou conhecida como rua das figureiras, dos figureiros". A cidade de São Paulo em seus 455 anos carrega no seu cerne as marcas do "saber fazer" artesanal registrado na maestria de amassar o barro, de entalhar a madeira, de fiar, tecer e trançar fibras e de forjar, soldar, fundir metais. A mobília, as roupas, as ferramentas, os adornos, os brinquedos, frutos do trabalho criativo e habilidoso do artesão convivem, nessa grande metrópole, com o que há de mais moderno e contemporâneo, numa simbiose entre tradição e renovação. A importância do artesanato não é só histórica e cultural, mas também social e econômica, na medida em que possibilita geração de emprego e renda à significativa parcela do povo brasileiro. No Estado de São Paulo, a Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (SUTACO), não mede esforços no sentido de fortalecer este setor que, além de gerar renda, nos revela traços que refletem a miscigenação entre as culturas indígena, africana e dos colonizadores; enriquecida pelas relações entre diferentes regiões do Brasil que aqui convivem Os funcionários da Sutaco/SERT fazem parte da composição deste lindo mosaico que é o artesanato paulista, porque também trabalham com arte. Nesse sentido, se "somos todos, além do que somos, o que gostamos, o que fazemos", então podemos nos incluir como homenageados, pois na nossa lide diária nos dedicamos a esses maravilhosos trabalhadores da arte. Parabéns artesão e obrigado por nos possibilitar a participação nesse processo de construção da cultura e da economia paulista e brasileira. A "Família SUTACO /SERT"está de braços abertos para acolhê-lo. Texto: Renan Carlos Ribeiro de Novais Sociólogo e Ouvidor da Sutaco
|
Ainda no século passado, viviam na Europa ursos, lobos, corças, camurças, cabritos-monteses, águias, galos dos bosques, faisões dos montes e outros. Hoje, pode-se caminhar por horas e horas ao longo de uma picada nos campos, sem ouvir o canto de um pássaro ou um ruído de um animal. É a "natureza silenciosa", um dos aspectos negativos das conquistas da nossa atual civilização.
Trata-se de uma realidade que não pode ser ignorada: em todo o mundo, espécies inteiras de animais estão se extinguindo. As causas? Um cientista alemão, Vinzens Ziswiler, escreveu com amarga ironia: "A causa... o homem pode vê-la sempre que se olhar no espelho..."
(http://www.webciencia.com/14_extincao.htm)Dedico a todas as mulheres este lindo poema.
SOY MUJER
Soy Mujer
Y tu eres Hombre
Y lo repito:
Soy Mujer
Com mucho orgulho y gracia
Com mucho ritmo.
Y has de ver
Que por ser mujer
Y tu hombre...
Te respeto
Y tu me respetas.
Te siento
Y me sientes.
Te miro
Y me miras.
Con sencillez y dulzura
Com deseo y Amor
Com Pasion y sentimiento...
Soy mujer
Y por eso:
Respetando mi cuerpo
Cultivando mi mente
Elevando mi espiritu.
Te respeto
Te siento
Te miro y
Te amo
A traves De tu piel
A traves de tus ojos
...Tu boca y tu Ser
Artesãos.com
Artesanato na internet